Olá,

Este é o primeiro post do meu novo blog. Neste, pretendo partilhar ideias, tutoriais, opiniões e experiências que tenho tido no mundo das tecnologias. Espero que gostem!

Tenho 31 anos e atualmente trabalho na área das tecnologias da informação, nomeadamente no desenvolvimento de software e consultoria informática.

Foi com 12 ou 13 anos que tive o primeiro computador pessoal em casa. Este já veio obsoleto! O sistema operativo era o Windows 95, e arranjar software (nomeadamente jogos) era uma dificuldade, andavam os meus amigos a trocar os modernos CD-ROM’s e eu “desesperado” por encontrar um jogo que o meu computador conseguisse executar. Internet em casa? só quando fosse maior de idade! – diziam os meus pais. Restava-me assim os espaços públicos para poder “navegar” na internet e “sacar” os desejados mp3 que trazia para casa em meia dúzia de disquetes… Acreditem, na altura colocar um ficheiro de 3 – 4 Mb em disquetes era uma aventura! Havia pelo menos uma que ficava sempre corrompida. Depois era rezar que o media player do windows conseguisse reproduzir os ficheiros. Pois 16Mb de Ram e um processador a 75Mhz já não dava para muita coisa naqueles dias. O disco rígido era enorme: 500Mb! O SO e o Office já me “roubavam” uns 300 Mb, sobram então 200 e é se queres! (Hoje com menos de 1 Gb disponível no telemóvel ficamos logo em stress!)

001
Primeiro Computador

Com estas limitações tinha de me entreter de outra forma. Sem os jogos da moda e sem internet, para um miúdo de 12 anos era desafiante… imaginem hoje dar um computador a um miúdo e ele só poder abrir o Microsoft Word ou o Paint. No entanto, agradeço por ter sido desta forma, se não fossem estas limitações eu não teria ganho curiosidade por outros temas no mundo da informática: como se cria um programa ou uma página internet.

Na altura a suite do Office vinha com um editor de HTML incorporado (Microsoft Frontpage). Comecei inicialmente por fazer páginas estáticas apenas com links entre elas… e sendo um editor WYSIWYG as coisas tornavam-se fáceis. Só mais tarde comecei a ter curiosidade com o HTML. (Uma coisa de cada vez…)
A publicação das páginas? Colocava os ficheiros numa disquete, depois dirigia-me a um espaço público de internet e colocava-os no aeiou ou no sapo. O conteúdo já não me recordo bem, mas devia ser sobre videojogos ou uma simples página pessoal.

2148f
Microsoft Front-Page

Felizmente alguns amigos também estavam a despertar curiosidade no mundo da programação e um deles apresentou-me o QBasic. Foi o primeiro contato com a programação. O que consegui fazer era muito simples, limitava-me a If’s e GOTO’s, mas era o suficiente para fazer um “Quem Quer ser Milionário” ou uma espécie de Livro-Jogo.

QBasic_Opening_Screen
QBasic – Ecrâ Inicial

Era desta forma que dava utilização a um computador já velhinho na altura. Fez-me ganhar mais curiosidade pela área e marcar o início da minha aventura no mundo do IT.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s